Guerra Fria: O Mundo Dividido

 

A guerra fria tem início no final da segunda guerra mundial e perdura até o fim da URSS em 1991. Logo após a segunda guerra mundial os EUA e a URSS saem como as duas grandes potências da época, disputando a hegemonia política, econômica e militar mundial. Esse conflito recebe a designação por ser um período de ameaças, uma guerra ideológica, política e econômica não avendo conflito direto entre estas duas superpotências.

Este período causou muitas preocupações ao mundo já que tanto os EUA quanto a URSS tinham um grande arsenal nuclear, e se entrassem em conflito direto podiam acabar se destruindo e destruindo outros países.

A URSS adotava sistema socialista, com uni partidarismo (PC Partido Comunista), economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Os EUA possuía um sistema capitalista e apoiava a expansão deste, baseava-se na democracia, na economia de mercado e na propriedade privada.

Com o início dessa rivalidade e buscas por influências o mundo estava basicamente dividido entre socialismo (URSS) e o capitalismo (EUA). Com isso a Alemanha acabou dividida em duas áreas, a República Democrática da Alemanha cuja capital era Berlim e tinha influência soviética e a República Federal da Alemanha com capital Bonn influenciada pelos países capitalistas e, além disso, a cidade de Berlim foi dividida em quatro partes distribuídas para URSS, EUA França e Inglaterra e então e construído o famoso Muro de Berlim que dividiria parte socialista de parte capitalista. O muro de Berlim ficou também conhecido como “Cortina de Ferro”.

A URSS comandava os países do leste europeu e os EUA para tentar manter sua influência sobre os outros países europeus e ampliar os domínios sobre o mundo cria a Doutrina Truman, que é promulgada em 1947 pelo presidente dos EUA Harry Truman. Esta tinha como objetivo conter o comunismo e segundo a doutrina os Estados Unidos eram responsáveis por defender o mundo capitalista, este então passa a ajudar militar e economicamente países capitalistas contrários a expansão do comunismo e também como forma de manter domínios auxilia as ditaduras militares na América Latina.

Vimos então que o período logo após a segunda guerra mundial foi um período em que o mundo se tornou bi polarizado com a disputa entre socialismo e capitalismo e estes lados foram em busca de influências e dividiram um mundo entre os que apoiavam os EUA e os que apoiavam a URSS então durante vários anos as maiores potências mundiais travam uma batalha ideológica onde todos temiam conflitos diretos, que poderiam causar caos e destruição.

http://luizfelipepaulohenrique.blogspot.com.br/2007/09/o-mundo-dividido-guerra-fria.html